Os 15 melhores acessórios para pilotos de drones

Se você já pilota drones certamente vai lembrar de um dia que foi a campo realizar um serviço e sentiu falta daquele item que resolve um problemão e se ainda não pilota, aproveite o post para se prevenir e adquirir os melhores e mais úteis acessórios para pilotos de drones antes de passar por um aperto.

Como em toda profissão, existem ferramentas e acessórios para pilotos de drones que podem ajudar a melhorar a condição de trabalho, elevar a segurança do profissional, proteger os equipamentos ou até garantir a qualidade do serviço.

Aproveite a lista e se tiver outras sugestões, comente no post para enriquecermos o conteúdo e ajudarmos outros pilotos.

 

1 – Neckstrap ou Alça para rádio controle

Se você alguma vez pensou que usar a alça para apoiar o rádio controle era pura vaidade ou modismo, se enganou. Este acessório é importantíssimo para duas coisas.

 

Garantir que rádio e dispositivo de vídeo (tablet, celular ou monitor) não caiam no chão por acidente. Já imaginou o prejuízo que você poderia ter caso quebrasse o rádio do seu drone e ainda o Ipad que estava junto com ele? Além disso ainda tem o risco de você estar em pleno voo e ficar sem o controle do seu drone.

Diminuir o desgaste do piloto do drone devido ao peso do conjunto: Quando você estiver em uma missão profissional, some o peso dos equipamentos com a tensão da execução dos movimentos e controle da aeronave. O que deveria pesar entre 1 kg e 1.5 kg acaba sendo multiplicado por dez, portanto se estiver usando a alça poderá descansar os braços entre um movimento e outro.

Link da alça para DJI Phantom (todas as versões), Inspire e Matrice: https://loja.futuriste.com.br/dji-rc-strap-alca-p-radio-controle

Link da alça para DJI Mavic (todas as versões) e Spark:
https://loja.futuriste.com.br/alca-neckstrap-radio-spark-mavic-pro-air-zoom-air2

Link da alça para DJI Mini 2, DJI Air 2S, DJI Mavic Air 2, DJI Mavic 3:
https://loja.futuriste.com.br/neck-strap-alca-para-radio-dji-mavic-air-2-air-2s-mavic-3-mini-2

2 – Tripé com suporte para tablet

Muitas vezes um piloto de drones acaba perdendo a concentração no que está fazendo porque o cliente tem uma necessidade ou curiosidade imensa de acompanhar passo a passo do que está sendo produzido. Porém, se o piloto está com o rádio controle e o dispositivo móvel na mão, os “espectadores” ficarão literalmente no seu pescoço, o que pode causar um grande desconforto e até riscos para a operação.

Usar um tripé com suporte para tablet possibilita que mais pessoas possam acompanhar a missão e alivia a pressão sobre o piloto.

 

 

Link para tripé de apoio ao piloto: https://loja.futuriste.com.br/tripe-para-pilotagem-de-drone

Link para o suporte de tablet para tripé: https://loja.futuriste.com.br/suporte-tablet-tripe-drone

 

3 – Óculos de FPV

Assim como o tripé, o óculos também pode ajudar muito na qualidade da apresentação do serviço e na tranquilidade de operação do piloto. Recomendamos o óculos de FPV apenas em situações onde o cliente irá utilizá-lo como forma de apresentação e imersão no trabalho produzido ou para os pilotos que irão voar para recreação ou racing.

É imprescindível que o piloto mantenha a visão espacial do ambiente para se prevenir de eventos corriqueiros como: ataques de aves, aproximação de outras aeronaves, percepção do clima e outros.

Profissionalmente são indicados óculos que possibilitem que o piloto continue com a transmissão do vídeo em outro dispositivo como o tablet e um bom exemplo é o DJI Goggles Racing Edition.

dji goggles racing edition

 

4 – Drone Ponto – um dos acessórios para pilotos de drones mais úteis

Este é um dos acessórios para pilotos de drones mais utilizados e isto é por vários motivos.

Os drones em sua maioria não são lacrados contra poeira e dependendo do local onde você irá voar você vai levantar muito pó ao pousar e decolar. Para tirar essa poeira que pode corroer placas e comprometer soldas, só abrindo o drone. Utilizar um drone ponto diminui a quantidade de poeira levantada pelo drone.

Alguns terrenos irregulares podem possuir pedras pontiagudas que podem riscar ou quebrar a lente da sua câmera. Use o drone ponto para diminuir este risco.

Profissionalmente o drone ponto sugere um nível maior de organização e cuidado do operador.

droneponto o mais útil acessório para pilotos de drones

Link para drone ponto / landing pad: https://loja.futuriste.com.br/drone-ponto-dronepad

 

5 – Cabos Extras

Não deixe que o seu voo ou pior, o seu serviço seja cancelado por problemas em um simples cabo! Este é um dos problemas mais comuns enfrentados pelos pilotos de drones.

Tenha sempre em mãos cabos extras e opte pela variedade, tenha cabos do tipo Apple e do tipo Android para caso você precise utilizar um dispositivo móvel diferente. Nunca se sabe!

 

Curso de Drone

 

6 – Guarda-Sol e Quebra-Sol para tela (sunshade)

O Sol pode ser um grande aliado dos pilotos de drone, mas ele cobra o seu preço. Dias de céu azul no Brasil significam bastante luminosidade

sunshade para ipade calor, o que é bom para o voo e trágico para o operador desavisado.

Um exemplo excelente é ir até uma plantação de soja executar um serviço onde raramente haverá uma árvore ou uma estrutura que gere qualquer tipo de sombra para acolher o piloto e sua tela extremamente sensível a luminosidade.

Os raios solares podem causar queimaduras ao piloto e dependendo do objetivo inviabilizar totalmente a operação.

Portanto um guarda-sol e uma proteção para a tela do seu Drone valem muito a pena.

Lembretes extras: Óculos de Sol, Protetor Solar e Chapéu (de preferência que cubra as orelhas).

 

Link para Boné DJI: https://loja.futuriste.com.br/bone-piloto-drone-dji

 

7 – Repelente

A música diz que “moramos em um país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza” e isto é a pura realidade! Mas um país tropical também tem uma característica marcante: Mosquitos!

Insetos de todos os tamanhos e humores podem acabar com a sua missão. Imagine uma nuvem de borrachudos (aquele mosquitinho parecido com a mosca de banana, mas que morde pra valer) com a missão de se alimentar, no momento que você está em uma praia paradisíaca de Ilhabela pegando os melhores takes aéreos para o casamento do ano. Eles vão te lembrar que o repelente é item fundamental no seu kit de trabalho.

 

curso de drone para empresas

 

8 – Cartões de Memória Extras

É necessário ter pelo menos dois cartões na sua lista de equipamentos pelos seguintes motivos:

  • Cartões de memória podem aleatoriamente parar de funcionar;
  • Você pode ter esquecido de copiar os arquivos do seu último trabalho, está sem espaço para realizar o serviço atual e não poderá formatar o cartão de memória;
  • Caso a missão possua um piloto auxiliar, é possível trocar os cartões e fazer uma análise da qualidade das imagens já no computador, sem parar a operação.

cartão de memória para drone - problemas

 

Link para cartão de memória: https://loja.futuriste.com.br/cartao-de-memoria-sd-card-64gb-sandisk

 

9 – Filtros ND

Existem filtros para todos os tipos de luminosidade, reflexo de água e raios solares.

A diferença de definição de uma imagem aérea, quando utilizado o filtro correto, para uma imagem sem filtro é visível.

Principalmente naqueles dias com muita luz ou quando as imagens forem feitas próximas de praias ou lagos, os filtros são indispensáveis para obter um bom resultado.

Filtro ND para drone

Link para filtro ND – Mavic 2 Pro: https://loja.futuriste.com.br/kit-filtro-polarizadores-mavic-2-pro

10 – Case para Drone e Acessórios

Alguns drones já vêm com um case bem razoável para organizar a aeronave junto com os componentes.

Outros dão a impressão que as fabricantes simplesmente não sabiam o que fazer para acomodar tudo o que oferecem nos kits dos drones e acabam ficando separados em bolsas, caixas e sacolas, o que complica a vida do piloto que precisa de mobilidade no campo de ação.

Como solução existem muitos cases diferenciados no mercado. Há opções para resistir a impacto, a prova d’água e outros para aumentar a mobilidade do piloto, como o caso das mochilas.

Um equipamento de trabalho bem organizado em um case apresentável, demonstra organização e profissionalismo.

Case para Mavic 2
Link para case Mavic 2 Pro / Zoom: https://loja.futuriste.com.br/case-rigido-dji-mavic-2

Link para Maleta de alumínio impermeável Mavic 2 Pro / Zoom: https://loja.futuriste.com.br/maleta-case-aluminio-dji-mavic-2-pro-zoom-a-prova-de-agua

 

11 – Extensor de trem de pouso

Dentre os acessórios para pilotos de drones, este é um dos que a opinião sobre a necessidade de uso vai variar muito de acordo com o equipamento, o terreno e o piloto.

Drones como o Mavic (todas as versões) e o Inspire podem ter necessidade vital de acoplar uma extensão de trem de pouso.

O Mavic sofre com seus trens de pouso curtos em terrenos com lama, pedras pontiagudas e água. Já com o Inspire, caso você vá utilizar o gimbal Zenmuse X5, perceberá que a câmera toca o chão no momento de pousos e decolagens, podendo comprometer os eixos do gimbal ou a lente da câmera.

No entanto, qualquer componente extra que é utilizado em um drone implica diretamente em aumento de peso e consequente pequena perda de autonomia.

Cabe ao piloto decidir se vale a pena ou não utilizá-lo.

 

Link para extensor de trem de pouso Mavic 2 Pro / Zoom: https://loja.futuriste.com.br/extensor-trem-de-pouso-mavic-2-pro-zoom

12 – Power Bank

Se você vai fazer um trabalho que leva bastante tempo, precisa se preocupar com a quantidade de baterias que vai levar para conseguir atender toda a demanda de voo.

Além do drone, outros equipamentos também vão precisar de fonte de energia para continuarem até o fim, como tablets e celulares.

Portanto, um power bank com boa capacidade de armazenamento (existem no mercado alguns capazes de carregar até oito vezes um celular) e competente na velocidade de carregamento (recomendo pelo menos 2A de corrente) é importantíssimo.

Obs.: Não se esqueça de colocar no seu checklist que você também precisa carregá-lo antes de sair para o trabalho!!

 

13 – Kit de Ferramentas

Para corrigir pequenos problemas que podem ocorrer com o seu equipamento, é interessante portar itens como chaves allen, chaves torx, um alicate, um martelo e um canivete.

Link para kit de ferramentas para drones: https://loja.futuriste.com.br/jogo-de-ferramentas-chaves-para-drone

 

14 – Kit de Primeiros Socorros

Pequenos cortes, picadas de insetos, pancadas e quedas fazem parte da rotina dos pilotos de drones.

Mas não só os acidentes de percurso podem atrapalhar uma operação bem sucedida, também existem as indisposições estomacais, dores de cabeça e febre.

Uma listinha básica para um bom kit de primeiros socorros seria:

  • Curativo adesivo
  • Pomada para escoriações
  • Pomada para picadas de insetos
  • Analgésico
  • Antiácido
  • Antitérmico

 

15 – Anemômetro

Um piloto de drones experiente acaba desenvolvendo uma boa noção de intensidade do vento e conhece os limites da sua aeronave.

Mesmo assim, pode acontecer de durante uma missão um vento forte repentino começar a soprar e um cliente ansioso para obter as imagens aéreas não concorde com a interrupção das atividades.

O anemômetro sinaliza apenas a velocidade do vento em solo, porém se já há um vento muito forte embaixo, certamente a 60 ou 80 metros de altura o vento estará muito pior. Portanto o anemômetro é uma excelente evidência da velocidade do vento para se certificar do momento certo de paralisar a operação do seu drone.

Anemômetro - serviços com drones

 

Agora que já sugeri alguns dos principais acessórios para pilotos de drones, que tal você contribuir com o post e sugerir mais alguns itens interessantes para ajudar toda a comunidade de pilotos?

Sempre voe com segurança e responsabilidade!

 

 

Autor: Leonardo F. Minucio
Chief Operations Officer e Co-Founder da Futuriste

Colaboração: Equipe Futuriste

Leonardo Felipe Minucio

 

 

5 comentários em “Os 15 melhores acessórios para pilotos de drones

  • Pingback: Apps da DJI + smartphones e tablets compatíveis - Blog da Futuriste

  • março 15, 2022 em 1:12 pm
    Permalink

    Bom dia!
    Meu nome é Márcio, e tive uma experiência recente que percebi a enorme falta que faz ter um simples emissor de sinal de localização através de aplicativo simples de gps, como aqueles vendidos para deixar no carro, bolsa do cônjuge, para acompanhar deslocamentos e localizar em caso de roubo. O fato é que o Drone perdeu o sinal, e mesmo utilizando-se das opções oferecidas pelo aplicativo do mesmo, não foi possível localiza-ló, visto que o problema que gerou a perda foi uma pane, e no último sinal que enviou sua localização não correspondia ao caso concreto em solo. Neste sentido, vocês ter-se-iam um acessório para colar ao Drone e dar esta segunda opção de localização em caso de perda?
    Gostaria de adquirir este item.
    Obrigado.

    Resposta
    • março 16, 2022 em 1:04 pm
      Permalink

      Olá Marcio, como vai?
      Nós não comercializamos este item. Você pode encontrá-lo em sites chineses como o Aliexpress.

      Um abraço!

      Resposta
      • maio 10, 2022 em 2:02 am
        Permalink

        Amigo, procure em acheseudrone.com, lá vc vai encontrar sua solução. abs

        Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *