O que saber ANTES de comprar o Drone ?

Por que não comprar seu Drone de procedência duvidosa ?

É natural que, ao adquirir um equipamento, o consumidor procure sempre o melhor preço pelo melhor produto possível. O maior problema disso é que, instintivamente, somos levados a crer que o melhor produto é aquele com as melhores especificações, melhor câmera, etc.

E é mais comum ainda se essa pessoa está começando a se aventurar agora no universo dos Drones. Um contexto que se renova a cada dia, já que a regulamentação vai saindo aos poucos (os Drones hoje são regulamentados pela ANAC, DECEA e ANATEL – é sempre bom lembrar).

Com isso, uma das primeiras opções a surgir será a compra em canais informais de venda como:

  • Grupos de Facebook
  • Plataformas de comércio digital (como Mercado Livre, OLX e outras)
  • Lugares de intenso comércio como na Santa Ifigênia, em São Paulo

Claro que eu não posso afirmar e nem obrigar o leitor a não comprar seu Drone no Mercado Livre. Inclusive, seria leviano afirmar que alguns Drones vendidos por esses canais não tenham sim origem regular.

Porém é possível afirmar que muitos dos Drones vendidos por canais alternativos como esses têm origem irregular. E isso pode te trazer inúmeros problemas.

Que tipo de cuidados eu devo ter ?

Em primeiro lugar, você deve procurar uma empresa confiável para comprar seu Drone pelo simples motivo de que contrabando é crime. Ao comprar um Drone contrabandeado você está incentivando o crime, a sonegação de impostos e, principalmente, prejudicando o desenvolvimento de empresas nacionais.

Outro ponto a ser analisado é: o Drone é um Veículo Aéreo. Ele está passível de quebras, colisões – muitas vezes até por mau uso (por isso é extremamente aconselhável fazer um curso de pilotagem de Drones, como se fosse uma auto-escola para o Drone, ainda mais nos casos de uso profissional) – e, ao comprar de uma empresa confiável no mercado você tem a quem recorrer em questão de Suporte (de uso e atualizações de software) e Assistência Técnica de seu Drone.

Além disso existe a Garantia do equipamento (sempre deve ser levada em consideração) pos os Drones possuem um custo relativamente alto. Existem lugares que oferecem 3 meses, 6 meses (a Futuriste vende Drones com 1 ano de garantia) o que pode ser muito útil para quem está tendo o primeiro contato com os Drones.

Mas acredito que a principal segurança e vantagem de escolher bem a empresa é comprar o equipamento com Nota Fiscal. Sem a NF do equipamento você pode ter dificuldade de transportá-lo, sobretudo para fora do país. Outra dificuldade é até mesmo pela regulamentação dos Drones. A ANAC, por exemplo, exige seguro obrigatório para o uso profissional dos Drones – algo que, sem a Nota Fiscal do equipamento, é praticamente impossível de fazer.

Por vir de forma irregular, os produtos não vem com homologação da ANATEL – A homologação tem um custo de R$ 200,00 e, caso seja contratado um serviço para ser realizada há um acréscimo de aproximadamente R$ 100,00 no custo. Os Drones vendidos por empresas regulares e confiáveis já vêm homologados, alguns até como empresa (os Drones homologados como Pessoa Física devem ser homologados novamente após 2 anos, com os Drones em PJ não é necessária a renovação).

 O barato muitas vezes sai caro ! Compre seu Drone de forma regular para evitar dores de cabeça.

2 comentários em “O que saber ANTES de comprar o Drone ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *