O que os Drones podem fazer na Engenharia ?

Saiba o que há de mais moderno no mundo das Inspeções & Monitoramento com Drones na Engenharia

Antigamente, haviam poucas opções para a execução eficaz de Inspeções, Laudos e Monitoramento de grandes Obras. Isso levava os especialistas a contratarem o uso de helicópteros e aviões para registro de imagens aéreas.

Tais recursos implicam em algumas grandes limitações que fogem do ideal na hora da execução do projeto. A necessidade de um aeroporto (ou heliponto), custos excessivos e o próprio tamanho das aeronaves é prejudicial devido as limitações do espaço aéreo e muitas vezes até estruturais.

Todos esses fatores acarretaram na necessidade de ferramentas melhores para esse tipo de serviço. Então, repentinamente, os Drones chegaram como uma solução que, quando bem operados, trazem maior qualidade, custo-benefício, segurança e versatilidade na execução de Inspeções e Monitoramentos.

Os Drones também superam as aeronaves tradicionais em facilidade (já que é muito mais prático, transportável e rápido na usabilidade) e baixo custo de manutenção.

Não apenas aeronaves, os Drones substituem de forma muito mais eficaz guindastes, andaimes, escadas, cordas, etc. Equipamentos que muitas vezes colocam em risco a operação ou, em casos mais extremos, a vida de sua equipe. Segundo dados estatísticos do Ministério da Previdência Social, o número de acidentes de trabalho nas indústrias cresceu 6,9% no ano passado e atingiu a incrível marca de 59.808 incidentes.

Atualmente já é possível a configuração dos Drones para realização de voos de forma autônoma por pontos georreferenciados, o que também significa que os Drones possuem enorme potencial para ser aplicado em operações de Segurança & Vigilância.

Os Drones também possuem capacidade inigualável para Mapeamento, Fotogrametria (captando imagens bidimensionais ou 3D) e Topografia, podendo sobrevoar e captar grandes áreas e terrenos com extrema qualidade e gama de detalhes, para alívio dos especialistas.

A recente viabilização do uso profissional de Drones

A recente regularização do Drone pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) aumenta ainda mais a viabilidade do uso profissional dos mesmos na Engenharia e representa um marco que implica em novos tempos nas atividades que exigem coleta de dados. Com a legislação, mais empresas podem investir nessa tecnologia com maior segurança e embasamento nas leis.

 

Curso de Drone

 

E tem mais, existem Drones que podem carregar pequenas cargas de até 25kg (ou mais, dependendo do modelo). Isso pode auxiliar no transporte de insumos para Construção Civil a locais inacessíveis. Em breve com a evolução gradativa da tecnologia, a tendência é em que se amplie ainda mais as possibilidades proporcionadas por esses charmosos veículos aéreos e que eles cheguem até mesmo a auxiliar na construção de pequenas estruturas como cabeamentos.

Todas essas facilidades logísticas fazem com que o Drone seja o que há de mais moderno para os ramos relacionados a Engenharia e o domínio do uso dessas aeronaves seja imprescindível para todo o profissional de áreas relacionadas.

Principais Vantagens de usar Drones na Engenharia

Fatores de destaque dos Drones nas inspeções:

  • Agilidade
  • Menor Custo
  • Minimização de Riscos
  • Aproximação Maior (versus Helicóptero)
  • Inspeções Múltiplas
  • Manter Funcionamento de Instalações
  • Precisão de Localidade (GPS)
  • Facilidade em Locais de Difícil Acesso
  • Menor necessidade de planejamento
  • Economia com equipamentos de segurança do trabalho

Olhar profissional do uso de Drones na Engenharia

Consultamos a Engenheira Iara Bertolo (CREA 5060963163), da Bertolo Engenharia de Avaliações e Perícias que disse:

“Utilizo o drone quando não consigo acessar o local ou em áreas perigosas. Em vistorias de indústrias é fundamental a vistoria dos telhados, onde utilizo o drone; em loteamentos a agilidade para percorrer todo o perímetro é feita com o drone também; em vistorias de fachadas de edificações; conferências de plantio de paisagismo e acompanhamento através de registro fotográfico de obra.”

“Me ajudou na segurança e agilidade a coleta de dados, e em alguns casos onde antes era necessário a execução da vistoria por outra pessoa pois para adentrar no local (mata, telhado, balancin, etc) precisaria de um treinamento específico.”

“Hoje é um diferencial da empresa termos os serviços de drone, não só para inspeções como para acompanhamento de obras com registros fotográficos aéreos.”

A Futuriste é uma empresa referência no mercado de Drones brasileiro, sendo uma das pioneiras. Já trabalhamos há 6 anos para trazer desenvolvimento tecnológico para a sociedade, fortemente focados em garantir que a inovação faça toda a diferença nos resultados finais de nossos clientes e parceiros.

Temos como atividade principal os Treinamentos e a venda de drones e acessórios DJI.

Ficou interessado em aprender a pilotar os Drones de forma profissional? Conheça nossos Treinamentos que te darão toda a aptidão necessária para o domínio da aeronave.

 

Por: Leonardo F. Minucio
Diretor e Co-Founder da Futuriste

Colaboração: Equipe Futuriste

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *