10 Dicas para gravar seus melhores vídeos com drones

Você que quer começar a fazer vídeos com drones ou até você que já voa e faz algumas imagens… Dá uma olhada nessas dicas que podem te ajudar bastante.

vídeos com drones - artigo

1 – A luminosidade do local da gravação é importantíssima

Nem muita luz e nem muito pouca. Muitas câmeras de drones não conseguem processar corretamente muito contraste, por isso você deve tomar muito cuidado ao fazer vídeos com drones virados para o Sol.

Utilize sempre que puder os filtros ND. Existem opções de filtros desde o mais escuro até o mais claro, polarizador, UV e mais.

Aquele visual de nascer do Sol ou final de tarde que parece ser espetacular, pode ser terrível para o resultado final do seu vídeo.

Pôr do sol com dji phantom

2 – Cheque as imagens ainda no local da gravação

Utilize a pré-visualização dos vídeos, ainda no seu tablet ou celular, para verificar se a imagem não ficou estourada ou chuviscada. Muitas vezes podemos ter surpresas desagradáveis ao verificar a qualidade do vídeo apenas de volta ao escritório e no computador.

Você pode inclusive não ter outra chance de capturar as imagens, como no caso de um evento esportivo ou de um casamento.

 

3 – Preste atenção ao clima

Oito em cada dez alunos do Curso de Pilotagem de Drones da Futuriste respondem que o pior inimigo do drone é a chuva, quando perguntados sobre o clima.

Mas acredite, o pior inimigo para quem vai fazer vídeos com drones é o vento! Ele é sorrateiro, chega devagar e em poucos segundos se transforma em um temido obstáculo.

O vento pode causar instabilidade e até acidentes com o seu drone e o ambiente da realização dos vídeos.

Uma boa dica de site para verificar a condição de vento é o windy.

Aplictivo Windy

4 – Nunca grave apenas um vídeo

Se você tiver a oportunidade, grave vários vídeos e de ângulos diversos pois a chance de você acertar aumenta consideravelmente.

Óbvio que gerar muito material e ainda mais sem qualidade complica a vida do editor, mas também gravar poucos vídeos e sem qualidade piora ainda mais a situação.

O ideal é que você já tenha um plano dos takes que vai fazer em mente e siga o roteiro sempre que possível.

 

5 – Fique atento aos movimentos de imagens em filmes

Uma ótima fonte de inspiração e diversificação de tomadas aéreas é prestar atenção nas imagens aéreas que aparecem nos filmes, nos comerciais, nas novelas e etc.

drones no cinema

Hoje em dia as produções estão riquíssimas de imagens aéreas da mais alta qualidade, o que pode te ajudar a ter mais ideias para suas próprias produções.

Se você gostou de um tipo de movimento, treine muito antes de tentar realizá-lo durante um trabalho, afinal treino é treino e jogo é jogo!

Fotos aéreas com ângulos diferentes

6 – Alterne entre imagens retas e oblíquoas

 

Uma produção de qualidade utiliza de maneira moderada a quantidade de imagens aéreas para não deixar o vídeo cansativo e monótono.

Para que você possa colaborar com a edição do vídeo, alterne suas imagens com a câmera em 45° (imagem oblíquoa) e com a câmera totalmente voltada para baixo em 90° (imagem reta). Você vai perceber que os efeitos dessa angulação no gimbal da câmera, muitas vezes fazem a imagem parecer que é de um local totalmente diferente.

 

 

 

 

7 – Utilize os modos de voo inteligentes do seu drone

Há poucos anos, quando os drones mal ficavam estáveis no ar, não existiam modos de voo inteligentes o suficiente para ajudar o aerocinematografista e mesmo assim ainda saía muita coisa boa.

Então aproveite modos de voo que são uma mão na roda!

Aqui vão os modos de voo inteligentes mais interessantes para quem busca gravar bons vídeos com drones:

Point of Interest: Você indica um alvo central e o drone faz movimentos circulares automaticamente em torno deste ponto.

Active Track: O drone seguirá o alvo que você indicar. Muito útil para quem vai gravar esportes!

Tripod: Seu drone vai diminuir significantemente a velocidade dos movimentos, fazendo com que você consiga capturar as imagens da maneira mais suave possível.

modos de voo inteligentes para auxiliar em vídeos com drones

8 – Tenha em mãos a quantidade necessária de baterias

Dependendo do tipo de missão que você vai cumprir, você precisará ter baterias suficientes para manter seu drone voando o tempo todo.

Se você está cobrindo um evento no qual não pode perder nenhum momento, ou a qualquer momento pode acontecer um fato determinante como um gol, uma ultrapassagem ou uma queda, seu drone não pode ficar no chão.

Caso sua missão seja gravar imagens de um novo empreendimento residencial, você não precisará de tantas baterias assim porque seu alvo é estático, as tomadas aéreas são pré-determinadas e se você gerar muito conteúdo vai acabar tendo dificuldades na edição.

 

9 – Configure a câmera antes de começar a fazer vídeos com drones

Algumas configurações são fundamentais para você gerar vídeos de boa qualidade com seu drone.

  • Verifique se o dia está nublado ou ensolarado e aproveite para configurar o White Balance da sua câmera. Se você voar com esta configuração trocada, poderá perder detalhes na definição das imagens.
  • Acione o grid da tela para que você consiga realizar um enquadramento de qualidade.
  • Configure para “none” as propriedades Style e Color, desta maneira você terá uma imagem realística e poderá realizar as mudanças que quiser durante a edição.

 

10 – Combine os padrões dos vídeos

Antes de começar a voar, combine com o editor e o cliente final qual é o tipo de imagem esperada.

É muito importante definir quantos fps (frames por segundo) serão necessários para alcançar os bons resultados, qual a extensão do arquivo melhor se adequa aos equipamentos do editor e do cliente e qual definição é esperada para as imagens (4k, Full HD, etc).

Aproveite as dicas para atingir o melhor nível possível de qualidade de imagens com o seu Drone! Não se esqueça de conferir e respeitar a legislação vigente do local que você vai voar, realizar a manutenção preventiva do seu equipamento e treinar muito para chegar afiado nas gravações profissionais.

Se seu interesse for apenas o hobby, voe com segurança!

 

Autor: Leonardo F. Minucio
Chief Operations Officer e Co-Founder da Futuriste

Colaboração: Equipe Futuriste

 

 

Um comentário em “10 Dicas para gravar seus melhores vídeos com drones

  • maio 7, 2019 em 4:17 pm
    Permalink

    Muito esclarecedor

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *