10 erros mais comuns que podem causar queda ou problemas nos drones

Problemas nos Drones são causados por mau uso ou imperícia na pilotagem

Pilotar drones muitas vezes pode parecer uma tarefa muito simples e intuitiva, mas alguns detalhes mais técnicos podem ser cruciais para definir a durabilidade do seu Drone, evitar problemas nos drones e garantir a segurança da operação durante um voo.

“As pessoas tendem a tirar o Drone da caixa e realizar o primeiro voo sem nem mesmo abrir o manual”, diz Eduardo Mammana, experiente instrutor do Curso de Pilotagem de Drones da Futuriste.

Esta realidade da falta de informação e treinamento acaba causando uma série de quedas dos Drones, manutenções e custos que poderiam ser evitados.

Segundo um levantamento, aproximadamente 70% dos problemas com Drones poderiam ser evitados caso os pilotos tivessem tomado precauções simples e observado alguns sinais importantes da telemetria dos seus equipamentos.

Ainda 90% dos problemas com os Drones que chegam para manutenção na Futuriste foram causados por mau uso ou imperícia na pilotagem das aeronaves.

“A média de valores de manutenção de um drone DJI varia de R$ 500,00 a $ 1.500,00”, afirma Fernando Arenas, gerente da Futuriste.

Curso de Drone

Veja como evitar erros comuns que podem causar problemas nos Drones

Como nós da Futuriste estamos sempre dispostos a ajudar, aconselhamos que você invista um pouco de tempo e dinheiro na sua capacitação e fique ligado nas dicas que damos aqui no nosso blog, você vai ver como vai se sentir muito mais seguro e preparado pra pilotar seu drone.

Vamos às dicas:

Como fixar as hélices do drone dji para evitar problemas nos drones

1 – Má fixação das hélices

A maior parte dos drones mais populares do mundo possuem hélices com trava ou que acabam apertando mais com a rotação contrária dos motores.

Mesmo assim, ainda há muitos incidentes com Drones devido às hélices que escapam quando os motores aumentam sua rotação, muitas vezes já em pleno voo, o que fatalmente causará a queda do equipamento.

Solução: Coloque em um checklist de pré voo a verificação das hélices.

 

2 – Configuração incorreta do Return to Home

O retorno ao ponto de partida, return to home ou return to launch, nomenclaturas utilizadas para função que faz o Drone retornar em caso de perda de sinal ou solicitação deliberada do Piloto, em muitos momentos salva a operação.

Porém esta função também pode ser fatal caso não seja configurada ou seja mal configurada.

O ideal é que a configuração leve em consideração o obstáculo mais alto na região da operação, para que quando for acionado o Drone suba o suficiente para desviar de qualquer coisa no caminho de volta.

Pensando em prédios em um ambiente urbano, de 80 metros para cima você normalmente deverá ter uma altura mínima de retorno segura.

Solução: Configure o RTH do seu Drone para pelo menos 100 metros de altura.

3 – Pouso automático em local errado

Após a ativação do Return to Home você deverá escolher o que o Drone fará quando terminar de voltar.

Caso você escolha a opção de pousar, você deverá ter a certeza de que ele fará o pouso no local correto, porque sempre tem aquela piscina ou riacho por perto, ou uma rua movimentada ou mesmo a cabeça de um desavisado pela rua.

Mas como saber se meu Drone vai pousar no local correto se o GPS do Drone nem sempre é preciso?

Bom, o sistema de posicionamento dos Drones possui uma pequena margem de erro, mas o grande vilão aí neste caso, normalmente acaba sendo o próprio piloto.

O Drone baseia-se na informação de ponto inicial, chamada “GPS Lock”, que ocorre após um número mínimo de satélites serem identificados antes da decolagem.

O problema é que muita gente não espera que o GPS Lock ocorra e decola o Drone, fazendo com que o GPS Lock ocorra no ar, já a alguns metros de distância do ponto de partida original e isto pode ser perigosíssimo.

GPS Lock DJI Phantom

Quando o Drone retorna, o piloto ainda tem a opção de cancelar o pouso, mas por falta de experiência ou mesmo de conhecimento, acaba deixando o Drone pousar por conta própria e no local errado, causando um acidente e danos ao equipamento.

Solução: Sempre cancele o pouso automático e o RTH quando o Drone chegar em algum ponto visual ou o sinal for retomado. Faça o pouso manualmente.

4 – Voando para trás ou lateralmente com FPV

Um dos erros mais comuns que um piloto pode cometer. Obviamente o FPV permite que você visualize apenas obstáculos a sua frente.

Devido ao calor da operação ou ao ímpeto de realizar uma manobra, o piloto acaba esquecendo de se atentar para o que tem ao redor do seu Drone e um simples cabo de energia ou galho de árvore é o suficiente para colocar tudo a perder.

Solução: Antes de fazer uma manobra lateral ou para trás, mantenha-se na mesma altura e faça um giro 360° com o stick do Yaw observando tudo que tem ao seu redor. Desta maneira se tiver algum obstáculo você já consegue antecipar o risco da manobra.

5 – Meteorologia

Quando falamos em clima, podemos citar vários fatores como inimigos dos Drones.

Em primeiríssimo lugar consideramos o vento. Ele chega sorrateiramente e pega de surpresa pilotos desavisados e pouco experientes.

Vale lembrar que dificilmente o vento que está sendo medido em solo é igual ao vento que está soprando a 60 metros de altura, por isso acompanhar a meteorologia incluindo os ventos é vital para uma operação com segurança.

Sugerimos o site windy.com para ajudar com esta tafefa.

Consultar velocidade do vento para evitar problemas nos drones

Outros fenômenos perigosos são a chuva, pois a maioria dos Drones não são a prova d’água e aí aproveitando a deixa já podemos citar a cerração e a alta umidade do ar que também podem danificar os componentes eletrônicos.

Solução: Acompanhe sites de meteorologia e respeite os limites de resistência ao vento especificados pelos fabricantes. Em caso de chuva repentina, recolha rapidamente o seu Drone e seque-o o mais rápido possível com um pano seco, sem utilizar secadores de cabelo.

Caso o vilão seja o vento, faça movimentos perpendiculares a ele, ou seja, tentando cortá-lo e evitando voar totalmente contra a corrente de ar.

Alerta de campo magnético no DJI GO pode causar problemas nos drones6 – Interferência Magnética

Torres de alta tensão, turbinas, capacitores, ferragens e até minerais no solo podem gerar um campo magnético que pode te fazer perder o controle do seu Drone.

Normalmente os Drones começam a alertar a presença de campos magnéticos via mensagens na telemetria, quando sofrem influência em suas bússolas.

Os Drones não conseguem manter a condição de voo sem o bom funcionamento de suas bússolas, porém mesmo após uma série de alertas, alguns pilotos prosseguem com a missão que pode terminar em perda de controle da aeronave.

Solução: Afaste seu Drone imediatamente do local onde há o aviso de campo magnético ou erro de bússola. Realize nova calibração das bússolas e do IMU do Drone sempre que sofrer influência de um campo magnético.

7 – Voos indoor

Muitas pessoas cometem o erro de tentar pilotar o seu novo Drone dentro de casa, assim que retirou da caixa.

Voar em um ambiente fechado pode não ser uma tarefa fácil mesmo para pilotos mais experimentados, pois pode haver um deslocamento irregular de ar, interferência de aparelhos eletrônicos e muitos mas muitoooosss obstáculos.

Já tivemos relatos em nossa assistência técnica de um cliente que ligou sem saber o modo Sport de um DJI Phantom 4 dentro da sala de casa, o que causa o desligamento automático dos sensores de obstáculo e uma pancada forte do Phantom contra a parede.

Solução: Leia sempre o manual do seu Drone e faça o primeiro teste em um local aberto e com bastante espaço para que você tenha tempo de ação caso algo saia errado. Contenha sua ansiedade!

8 – Esquecer de remover ou de colocar o protetor de gimbal

Estes erros são clássicos e podem acreditar, acontecem com muita gente, mesmo depois de muita experiência de voo.

Na pressa de fazer uma decolagem para não perder um momento, o piloto acaba ligando o Drone sem retirar a trava do gimbal, o que acaba forçando e sobrecarregando motores, eixos e o famoso cabo flat (famoso por sempre dar problemas) do estabilizador da câmera.

Não esquecer de tirar a trava do gimbal pode causar problemas nos drones

Não quer dizer que isso vai certamente danificar o gimbal, mas existe a possibilidade.

Da mesma maneira, pilotos descuidados ao finalizarem o trabalho ou ao se deslocarem para outro local com o Drone, esquecem ou não colocam propositalmente o protetor do gimbal, gerando uma torção ou movimento que os componentes do gimbal não são preparados para aguentar.

Esta atitude com o tempo acaba danificando o gimbal e o valor de conserto é sempre salgado.

Solução: Insira no seu checklist de pré voo a retirada da trava do gimbal ou coloque uma fita amarrada no gimbal, que te faça lembrar que não dá pra iniciar o drone sem retirar a proteção.

9 – Presumir que o sensores de visão estão ligados e funcionando

Os Drones da DJI possuem sensores de visão para estabilização, conhecidos com Vision Positioning System – VPS e sensores anti-colisão.

Os sensores de estabilização ajudam a manter a posição do Drone quando este está até 10 metros de altura, já os sensores anti-colisão impedem que o Drone se choque com obstáculos, tanto em uma pilotagem manual ou quando o Drone está efetuando um Return to Home.

Sensores do drone desligados

Porém, mesmo estes sensores estando ligados, eles não salvarão seu Drone de um acidente em todas as situações.

Exemplos: Estes sensores não funcionarão a não ser que você esteja em ótima condição de iluminação, portanto em um voo noturno os sensores não funcionariam.

Da mesma maneira não funcionariam com o Modo Sport ativado.

Solução: Há duas maneiras de verificar o funcionamento dos sensores, sendo que a primeira é pelos LEDs de status do Drone (parte traseira) que ficarão piscando lentamente em verde, caso esteja em modo GPS ou ficarão piscando lentamente em amarelo caso esteja sem GPS. O outro jeito de verificar é pelo DJI GO 4, que possui um ícone de status dos sensores de visão.

10 – Presumir que o sensor de obstáculo pode detectar qualquer coisa

Objetos finos como fios, galhos de árvores e superfícies transparentes como janelas de prédios não serão facilmente detectados pelo sistema frontal do seu Drone.

Quedas por colisões com estes tipos de objetos são muito comuns ou por excesso de confiança do piloto ou por realmente não perceber a presença do obstáculo.

Solução: Faça um voo seguro e nunca dependa totalmente dos componentes e sistemas de segurança do seu Drone. Um piloto experiente evita riscos que possam colocar a prova o bom funcionamento da aeronave.

 

Por: Leonardo F. Minucio
Diretor e Co-Founder da Futuriste

Colaboração: Equipe Futuriste

43 comentários em “10 erros mais comuns que podem causar queda ou problemas nos drones

      • julho 5, 2020 em 2:25 am
        Permalink

        Olá. Meu P4 parou de obedecer ao comando para descer. Ficou pairando sobre mim e não descia de jeito nenhum, isso com 52% da bateria. Dia tranquilo, sem vento, céu claro. Já estava trazendo de volta para pousar… Ficou pairando até acabar a bateria e caiu.

        Resposta
  • outubro 1, 2018 em 7:07 pm
    Permalink

    Onde fica a loja física de vcs, pois tenho um PH2 vision plus e sofreu uma queda e consequentemente danificou a câmera e não está transmitindo imagem.

    Resposta
    • outubro 8, 2018 em 1:17 pm
      Permalink

      Olá Rinaldo, estamos localizados no bairro do Ipiranga, São Paulo.
      No entanto não damos mais manutenção na versão 2 do Phantom porque está impossível de achar peças.

      Um abraço!

      Resposta
  • outubro 4, 2018 em 1:50 pm
    Permalink

    Parabéns, ótimo checklist

    Resposta
  • outubro 6, 2018 em 10:10 am
    Permalink

    As informações foram excelentes e demonstram o alto nível da empresa e seus profissionais. Isto justifica os prêmios que são recebidos pela empresa durante sua trajetória no ramos de drones.

    Resposta
    • outubro 8, 2018 em 12:20 pm
      Permalink

      Agradecemos, Arnaldo! Um abraço!

      Resposta
  • junho 25, 2019 em 9:19 pm
    Permalink

    Parabéns pelo post, comprei um DJI MAVIC PRO 2 e levei para fazenda de um amigo para treinar, após todas as atualizações do controle remoto, drone e bateria, colocamos para voar com meu aparelho S10, constantemente o aparelho desconectava do aparelho e depois reconectava, nessas desconexões o aparelho sempre voltava para o GO HOME e ficava em nossa frente, solicitando se queriamos pousar. numa dessas desconexões, o aparelho voltou para o go home, mais caiu do nada de uma altura de aproximadamente 20 mts. O que pode ter acontecido ? se puder nos ajudar agradeço. Mandei para reparo, quebrou um braço e problemas no gimbal.

    Resposta
    • julho 22, 2019 em 1:13 pm
      Permalink

      Talvez já estivesse no nível crítico de bateria e por isso ele retornou.
      O que o drone deve fazer em caso de nível crítico de bateria deve ser configurado corretamente no DJI GO.
      Invista em um treinamento, certamente será mais econômico, produtivo e seguro para seus voos de recreação ou profissionais.
      http://futuriste.com.br/curso_pilotagem_drone_presencial

      Resposta
  • setembro 18, 2019 em 5:42 pm
    Permalink

    Boa Tarde,

    Sou funcionária pública e trabalho na área de perícia ambiental. Recentemente adquirimos um Planton 4 advanced, porém as imagens e vídeos que são salvas no cartão se apresentam depois corrompidas. Já percebi que poucas imagens e vídeos pequenos ele salva tudo ok, porém após um vídeo um pouco mais longo ele corrompe esse arquivo e os próximos salvos. Já troquei o cartão de memória, mesmo assim o problema insiste. Será que o drone está com problema pra salvar os arquivos? Obrigada pela atenção.

    Resposta
    • junho 14, 2023 em 4:10 pm
      Permalink

      Tente comprar um cartão de memória com alta capacidade de transferencia de dados. Geralmente você vai pagar uns R$500 mas ele é um cartão específico para a situação. fotógrafos usam estes cartões mais ‘potentes’ procure um fotógrafo que ele te explica tudo a respeito. espero poder contribuir.

      Resposta
  • março 16, 2020 em 1:45 am
    Permalink

    Tenho um dhone phanton 4 fui decolar ele ligeiro estava encima da caminhonete mais acabei não decolando a hélices dele bateu no capu e caiu na areia…agora não quer funcionar será que queimou placa ou algo do tipo

    Resposta
  • abril 2, 2020 em 7:07 pm
    Permalink

    Estive voando com meu Phantom 4 advanced, porém o mesmo travou o gimbal à 45° e não retorna para a posição correta.
    Já tentei a calibração automática porém não adiantou.

    O que pode ter ocorrido?

    Resposta
    • abril 6, 2020 em 10:57 am
      Permalink

      Olá Alex!
      Um dos motores dos eixos do seu gimbal pode ter travado. É possível fazer a substituição apenas do eixo, sem a necessidade de trocar o gimbal todo.
      Traga para nossa equipe fazer uma avaliação sem custo.

      Resposta
  • maio 3, 2020 em 12:31 pm
    Permalink

    Bom dia, tenho um drone da jjrc x6 configuro ele com o celular a imagem do fpv fica legal mais quando começa a voar perde o sinal da câmera e tbm não consigo movimenta a câmera alguém tem uma dica

    Resposta
  • maio 29, 2020 em 3:10 am
    Permalink

    Como sempre a Futuriste ensinando e promovendo o verdadeiro conhecimento técnico, muito bom !

    Resposta
  • junho 7, 2020 em 12:15 pm
    Permalink

    Ola bom dia o meu DJI Marvic pro, toda vês que vou utilizá-lo pede para calibrar bússola mesmo q esteja no mesmo ponto e no retorno automático ele não volta pro mesmo ponto, está correto?. já tive q abortar a operação por várias vezes .

    Resposta
    • julho 4, 2020 em 4:54 pm
      Permalink

      Olá Elias!
      Refaça a calibração do seu IMU, tente voar em locais diferentes e observar o comportamento da sua bússola e captação de satélites.
      Se o problema não estiver no ambiente, pode ser que seu drone esteja com problemas na bússola ou GPS.

      Podemos resolver isto pra você, caso necessite de ajuda especializada: https://futuriste.com.br/assistencia_tecnica_drone.

      Resposta
  • julho 2, 2020 em 3:24 pm
    Permalink

    BOA TARDE,
    Não estou conseguindo calibrar me Mavic 2 zoom no PC…
    aparece essa mensagem “NAO E POSSIVEL DETECTAR O TAMANHO DO ECRÔ..
    então digito 1280p, e não sai de “iniciar calibragem”….
    Ja calibrei meses atras nesse mesmo PC…

    Resposta
  • agosto 27, 2020 em 1:04 pm
    Permalink

    Bom dia.

    Comprei um mini drone dji tello.
    Se eu voar com ele por Ipanema no Rio de Janeiro saindo da janela do apartamento perderei o Wifi com toda certeza ou se ficar próximo conseguirei voltar pela mesma janela sem muitos sustos. Moro no 2o andar de um prédio de 4 andares e existem prédios altos e rua movimentada a frente. Obrigado.

    Resposta
    • agosto 28, 2020 em 2:06 pm
      Permalink

      Poderá perder o controle por diversas redes de wi-fi que interferirão no seu drone ou mesmo por uma rajada de vento.
      Não indicamos este tipo de voo.

      Resposta
  • setembro 28, 2020 em 12:27 pm
    Permalink

    Ótimo conteúdo….parabéns!

    Resposta
  • outubro 23, 2020 em 11:28 am
    Permalink

    gostei da postagem, da pra ver que vocês tem bastante conhecimento na área, o meu fez um pouso longe de mim, tenho quase certeza que configurei algo errado

    Resposta
  • janeiro 3, 2021 em 11:38 pm
    Permalink

    Comprei um drone ky601 gps as vezes não liga o motor da frente se ajudar ele liga e funciona , mais o drone não consegui ficar no alto e desse .

    Resposta
  • junho 2, 2021 em 6:25 pm
    Permalink

    É possível decolar de cima de um prédio ? Como ficaria a diferença de altura de quando ele saísse do prédio para baixo ? Pois ele foi configurado no topo do prédio e depois pegou uma grande diferença de altura.

    Resposta
  • julho 14, 2021 em 3:42 am
    Permalink

    Olá tenho um phanton 4 pró ele caiu de uma altura de cerca de 5 metros e agora não aparece a imagem funciona tudo menos a imagem, será que o custo de concerto é muito alto?

    Resposta
  • agosto 17, 2021 em 3:14 pm
    Permalink

    Erro #7:

    Esse cara sou eu!
    Comprei meu primeiro drone e já tirei da caixa, dei uma lida básica no manual, instalei o app e bora voar, dentro de casa…
    Adivinha?
    O drone bateu no batente da porta e foi para o chão.
    Resultado? Carcaça superior rachada nos primeiros 5 minutos de voo.

    Resposta
    • dezembro 6, 2021 em 1:16 pm
      Permalink

      É mais comum do que parece…

      Resposta
  • dezembro 11, 2021 em 9:43 pm
    Permalink

    Tenho um DJI mini 2..e do nada ele parou de decolar.. Acende uma luz vermelha e aparece uma palavra escrito em vermelho “erro de navegação”

    Não consigo decolar ele mais oq pode ser?

    Resposta
    • janeiro 12, 2022 em 1:40 pm
      Permalink

      Olá Angélica!
      Tente atualizar o firmware do seu drone e caso não funcione, você provavelmente está com um problema no GPS dele.
      Caso precise, nossa Assistência Técnica pode te auxiliar.

      Resposta
  • outubro 24, 2022 em 4:54 am
    Permalink

    Tenho um mavic 3 e n está completando a decolagem no tel aparece q aeronave tombo mais nunca caiu pode me ajudar a resolver ?

    Resposta
  • abril 3, 2023 em 4:25 am
    Permalink

    Tenho um Phantom 4 Pro Plus e a qualidade da transmissão ao vivo pelo controle do cabo HDMI do controle remoto está com baixa qualidade. O que fazer para resolver isso?

    Resposta
  • abril 22, 2023 em 8:17 pm
    Permalink

    Perdi um DJi Tello porque subi com ele muito, perdeu o sinal e o vento levou!

    Resposta
  • maio 13, 2023 em 3:32 pm
    Permalink

    Meu drone DJI mine 3 novo não esta obedecendo o comando de descer manual, o que sera ?

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *