Como aumentar a segurança na indústria utilizando Drones

Há várias alternativas, soluções e produtos para aumentar a segurança na indústria utilizando drones. Atualmente, os drones podem fornecer imagens de alta qualidade e ainda utilizar diversas outras técnicas e sensores para evidenciar as condições físicas das estruturas para engenheiros e técnicos avaliarem a real necessidade de manutenção.

O fato de adicionar sensores termais ou de gás, permite que os drones detectem outros tipos de informações, além das informações visuais convencionais. Os técnicos e gerentes de manutenção podem então ter dados valiosos que podem determinar se existem problemas em potencial que podem causar risco para a vida dos funcionários e para a produção.

O aumento da segurança na indústria utilizando drones protege os seus funcionários de acidentes, lesões e doenças. Estas medidas de proteção reduzem custos de operação e faltas de trabalho enquanto aumentam a produtividade e economizam dinheiro que depois seria gasto com processos trabalhistas intermináveis.

 

Os Desafios de inspecionar e monitorar os ativos das empresas

Apesar de que identificar os riscos do ambiente de trabalho seja importante para garantir a segurança dos funcionários e o bom

funcionamento dos seus ativos e manter a produção, nem todas as empresas tem capacidade para fazê-lo, por isso

segurança na indústria utilizando Drones

podemos observar o rápido crescimento da demanda inspeções e monitoramento de segurança na indústria utilizando drones.

Para algumas destas empresas, especialmente as que utilizam os métodos tradicionais de inspeção, identificar, classificar e determinar os riscos pode ser difícil, caro e lento. Em muitos casos, fazer uma inspeção significa ter de paralisar as operações para garantir a segurança dos técnicos e engenheiros envolvidos na inspeção e do restante dos funcionários.

Estes fatores muitas vezes tornam a realização de inspeções regulares impossíveis em tanques, flames, chaminés, torres de ventilação, sistemas de refrigeração, entre outras estruturas.

Curso de Drone para Empresas

Maneiras de melhorar a segurança na indústria utilizando drones

Os drones podem ajudar de diversas maneiras a melhorar a segurança de trabalho em fábricas e plantas industriais. Com a inspeção dos ativos sendo feita pelos drones, técnicos e engenheiros podem acessar as informações digitalizadas para tomadas de decisão mais rápidas e mais precisas. O timing correto para focar esforços para a manutenção de uma determinada estrutura que esteja em condições críticas, pode prevenir contra falhas que podem causar acidentes, lesões, mortes e prejuízos incalculáveis na produção.

A indústria de óleo e gás tem se beneficiado da utilização de drones para inspeções de suas estruturas e instalações, tanto para acessar locais que antes eram impossíveis ou totalmente insalubres para humanos, quanto para inspecionar, mapear e executar outras funções em áreas de risco.

O piloto do drone fica a salvo em solo, enquanto a aeronave facilmente realiza a inspeção de prédios, tanques, e outras estruturas verticais que antes exigiam equipamento de escalada, andaimes, barcos e interdição das áreas sob inspeção.

Algumas organizações optam pelo modelo de terceirização dos serviços de drones, podendo então focar apenas no seu core business e deixando a execução das inspeções para empresas especializadas em drones. A vantagem deste modelo é não ter de se preocupar com a formação da equipe e curva de aprendizado, compra e manutenção de drones, sensores e acessórios, contratação de seguros e documentação necessária para aeronaves e para cada voo.

Para as empresas que desejam internalizar estes serviços, a Futuriste Tecnologia oferece cursos de formação de equipes de pilotos de drones adequados e customizados para cada tipo de negócio e necessidade, focando na operação dos drones e nas normas e padrões de inspeções, consultoria para realização de um planejamento para implementação da tecnologia dos drones e fornecimento dos drones e acessórios necessários para realizar todo o serviço.

segurança na indústria utilizando Drones

 

Usando dados gerados por drones para melhorar processos e segurança

Obter dados por meio de Drones é uma maneira de baixo custo de melhorar a segurança do local de trabalho. O baixo custo e a simplicidade das operações geram muitos benefícios econômicos para a empresa.

segurança na indústria utilizando Drones

As indústrias podem adicionar outras tecnologias aos drones ou ao processo de inspeção utilizado pelo drone, para aumentar a capacidade de análise e os níveis de excelência da inspeção. Várias estruturas podem ser analisadas simultaneamente e as imagens de altíssima qualidade e ótima definição podem ser armazenadas para realizar estudos sobre o histórico de manutenções, tais como durabilidade de componentes, ação do tempo e ambiente sobre os ativos e quantificação do número de manutenções necessárias para cada tipo de estrutura e material.

Durante a inspeção, os drones podem transmitir as imagens em tempo real para o acompanhamento de técnicos e engenheiros, pode transmitir para uma central ou armazenar os dados para investigação posterior.

Outra melhoria como adicionar um sensor de gás ao drone, ajuda a detectar vazamentos nas fábricas e outras instalações e alertar os responsáveis com uma boa antecedência a possíveis eventos caóticos.

Curso de Drone

Eliminando a necessidade de enviar funcionários para inspecionar estruturas e localidades perigosas

Utilizar drones diminui ou elimina a necessidade de pessoas terem que correr riscos em situações e estruturas de risco, tais como choques elétricos, gases ou fumaças tóxicas, quedas ou outros riscos relacionados a trabalhar em alturas elevadas.

Por exemplo, ao invés de colocar técnicos inspetores pendurados em helicópteros ou guindastes, sobre linhas de alta tensão, um drone pode simplesmente sobrevoar a área e se aproximar bastante dependendo do modelo, ou utilizar uma câmera com zoom para melhor visualização das condições estruturais de uma torre e da linha viva, até sem correr risco da exposição eletromagnética.

A utilização de drones para inspeção de torres de transmissão de energia ou da rede de distribuição, reduz o risco de incêndio, choque e curtos-circuitos em caso de acidente e os operários não necessitam se arriscar em áreas de difícil acesso, contaminadas ou em espaços confinados.

segurança na indústria utilizando Drones

Os drones podem auxiliar na inspeção não só de estruturas e prédios, mas também pode atuar em áreas hostis ou com problemas de segurança pública, localidades onde há animais selvagens, insetos, terrenos instáveis, áreas contaminadas e de desastre além de poderem atuar também na segurança patrimonial e monitoramento de segurança do perímetro.

 

Os drones e o aumento da quantidade de inspeções

Nos modelos de inspeção tradicionais, o responsável percorre as instalações procurando por possíveis falhas e riscos em potencial. Esta atividade normalmente é muito demorada, o que significa que não é possível realizar muitas inspeções em um determinado espaço de tempo e ainda colocar a vida do funcionário em perigo, caso haja algum risco não identificado anteriormente e que já está em níveis críticos de periculosidade.

Por outro lado, um drone pode realizar a tarefa de forma muito mais rápida e requerer poucos minutos comparado a horas necessárias para uma ação 100% humana.

Desta maneira, é possível aumentar muito a frequência das inspeções com segurança, precisão e menos custo.

Também é muito útil o uso de drones para monitorar e observar o comportamento dos trabalhadores, para assegurar que eles estão seguindo os procedimentos e equipamentos de segurança adequadamente.

segurança na indústria utilizando Drones

 

Conclusão

Optar por melhorar a segurança na indústria utilizando drones é uma excelente alternativa para quem necessita de inspeções e análises estruturais frequentes onde há risco para a presença humana e onde um acidente de trabalho pode custar muito caro financeiramente e arranhar ou arruinar a reputação da organização.

Esta já é uma realidade no Brasil e no mundo e a cada dia crescerá o número de empresas que recorrem a esta prática para diminuir custos e aumentar a segurança de suas instalações e funcionários.

Não há receita melhor do que aumentar a frequência de inspeções diminuindo custo e garantindo o bom funcionamento de ativos e estruturas que muita vezes antes não eram nem mesmo vistoriados devido às difíceis condições para tal.

Como a Futuriste pode te ajudar em relação a inspeção com drones?

Se a sua empresa procura soluções para inspeções utilizando drones, nos mais diversos ambientes e dificuldades, temos um time experiente e que vai primeiramente buscar compreender a sua necessidade para posteriormente oferecer a melhor solução da tecnologia dos drones e seus sensores.

Temos experiência na realização de inspeções em torres de transmissão de energia, modelagem de subestações, inspeção e acompanhamento de obras, vistoria de fachadas e projetos, inspeção de telhados de fábricas, centros de distribuição, prédios e condomínios, entre outros.

Caso sua necessidade seja a de treinar sua equipe, adquirir seus próprios drones e ter sua própria operação, oferecemos todo o suporte de conhecimento e consultoria necessária para sua empresa.

Entre em contato para conhecer todas as opções que a Futuriste pode oferecer sobre inspeção com drones.

 

Por: Leonardo F. Minucio
Diretor e Co-Founder da Futuriste

Colaboração: Equipe Futuriste

Um comentário em “Como aumentar a segurança na indústria utilizando Drones

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *