Comparação de Drones – Matrice 300, Matrice 30 e Mavic 2 Enterprise Advanced

Entre Matrice 300, Matrice 30 e Mavic 2 Enterprise Advanced, descubra qual o melhor drone para a sua aplicação.

A DJI vem reforçando suas opções de drones dentro da linha industrial (DJI Enterprise). Suas três principais opções, Matrice 300, Matrice 30 e Mavic 2 Enterprise Advanced, reúnem incríveis capacidades para aplicações de segurança, inspeções, engenharia e muitas outras áreas.

Salve este post pois a análise profunda que faremos será de grande utilidade para sua tomada de decisão na hora de comprar o drone ideal para o seu tipo de aplicação.

DJI M30
O mais novo drone DJI M30

Vamos começar por uma tabela com as características gerais dos três drones:

comparação drones DJI Enterprise

Analisando a tabela acima, percebe-se que o Mavic 2 EA possui soluções mais simples que o Matrice 30 e o Matrice 300, no entanto os três drones são altamente competentes em relação às câmeras, zoom e sensores termais.

Opções de Payloads: Matrice 300 x Matrice 30 x Mavic 2 Enterprise Advanced

O Mavic 2 EA possui um gimbal fixo, com câmera (48MP, sensor de 1/2 polegada, vídeo 4K e zoom de 32x) e sensor termal (640×512 a 30Hz).

O Matrice 30 também possui gimbal fixo, com câmera ampla (12MP, sensor de 1/2 polegada, vídeo 4K), câmera Zoom (48MP, sensor de 1/2 polegada, zoom óptico de 16x, zoom híbrido de 200x) , sensor termal (640×512 a 30Hz) e laser para determinar a distância de obstáculos (3 a 1200 metros).

Já com o Matrice 300, você pode optar por diferentes tipos de gimbal, não tendo um fixo. Como opções existem payloads somente compatíveis com o M300, tais como: Zenmuse L1 (Laser Scan e câmera RGB de 1′) para levantamentos aéreos de altíssima precisão, Zenmuse P1 (a primeira câmera Full-Frame da DJI, com obturador mecânico, 45MP, precisão para mapeamento sem pontos de controle, opções de lentes de 24mm, 35mm e 50mm, vídeo 4K a 60 fps), Zenmuse H20 e H20T (proteção IP44, sensor telemérico, zoom óptico de 23x e digital de 200x, sensor termal radiométrico na versão T).

dji matrice payloads

Autonomia de voo: Matrice 300 x Matrice 30 x Mavic 2 Enterprise Advanced

A superioridade na autonomia de voo do Matrice 300 é explicada pela capacidade do drone de embarcar até 3 payloads diferentes. Quanto mais carga for utilizada no drone, menor é o seu tempo de voo. Portanto, com carga máxima embarcada, o Matrice 300 possui tempo de voo de aproximadamente 31 minutos, o que não é nada mal e iguala-se ao Mavic 2 Enterprise Advanced.

matrice 300 zenmuse
Matrice 300 com 3 gimbals embarcados

Rádio Controle: Matrice 300 x Matrice 30 x Mavic 2 Enterprise Advanced

O rádio controle do Mavic 30 é uma grande novidade apresentada pela DJI no lançamento do drone. Ele é tem proteção IP54, o que já o protege contra água e poeira, possui uma tela LCD grande de 7 polegadas e com um brilho superior ao dos seus concorrentes, já utiliza 3 antenas com o novo sistema de transmissão Occusync 3.0, que possibilita manter o sinal por até 15 km.

O DJI RC Plus em breve será compatível também com o Matrice 300.

radio controle Matrice 30

Curso de Drone para Empresas

 

Portabilidade: Matrice 300 x Matrice 30 x Mavic 2 Enterprise Advanced

Se você se preocupa com a portabilidade e praticidade dos drones, destacamos a possibilidade do Mavic 2 EA e do Matrice 30 de serem dobrados e caberem tranquilamente em qualquer porta malas, sem ocupar o espaço destinado à outros acessórios ou bagagem. Já o Matrice 300 é mais robusto, possui trens de pouso e é pouco dobrável.

dji enterprise matrice 30 Matrice 300 M2EA dobrados

Compatibilidade de soluções: Matrice 300 x Matrice 30 x Mavic 2 Enterprise Advanced

Em relação a compatibilidade destas aeronaves com soluções terceiras, o Matrice 300 possui SDK (software development kit) que permite acoplar diferentes payloads no Drone, já havendo no mercado diversas soluções como: sensor de gás, alto-falante, soluções para mapeamento, lançadores de bóias e redes, etc.

O Matrice 30 também acompanha uma plataforma de desenvolvimento para soluções terceiras (PSDK), até mais evoluída e fácil de ser utilizada, no entanto ainda não é possível encontrar no mercado muitas soluções por conta de esta aeronave ter sido lançada recentemente.

No kit do Mavic 2 EA, você já encontra um alto-falante, holofote, e farol todos desenvolvidos pela própria DJI.

Matrice 300 - Soluções terceiras
Matrice 300 – Soluções terceiras

Segurança de Voo – Matrice 300 x Matrice 30 x Mavic 2 Enterprise Advanced

A DJI começou a se destacar no mercado graças aos seus sistemas de segurança de voo dos seus drones, trazendo mais estabilidade e recursos para o piloto operador evitar a maioria das falhas e eventos adversos.

O M2EA por exemplo possui sensores de obstáculos omnidirecionais e o DJI Air Sense que avisa o piloto sobre a presença de aeronaves tripuladas nas imediações.

Já os modelos Matrice 300 e Matrice 30 possuem tantos recursos que chegam a parecer “incaíveis” em certo nível. Possuem Air Sense, redundância de baterias (utilizam duas ao mesmo tempo), podem voar até mesmo com três motores em caso de falha, sistema de integridade da aeronave e um sistema de sensores de obstáculos de seis direções com uma incrível distância de detecção.

Pelo app de voo, o M300 e o M30 fornecem informações de voo, navegação e informação de obstáculos, para que os pilotos tenham total controle e percepção do status e características da missão.

DJI Dock Station

A novidade mais impressionante trazida pela DJI no lançamento do Matrice 30, foi a compatibilidade do Drone com uma estação de pouso e recarregamento automático. Esta aplicação certamente vem para desbloquear diversas aplicações de monitoramento de segurança, acompanhamento de obras, mineração e muitas outras.

A DJI Dock possui proteção IP55 e seus componentes internos IP67, sendo a prova d’água e de poeira mesmo quando está aberta.

DJI Dock - Matrice 30

 

Preço do Investimento – Matrice 300 x Matrice 30 x Mavic 2 Enterprise Advanced

Devido as características e possibilidades de uso bem diferenciadas, os valores destes drones da linha Enterprise da DJI são bem diferentes, sendo que o Mavic 2 Enterprise Advanced custa em torno de 50% menos do que o Matrice 30 e o Matrice 300 custa aproximadamente o mesmo valor do Matrice 30, porém sem nenhuma câmera ou sensor.

Somando-se o preço dos sensores do Matrice 300 (que não acompanham o drone), o preço ficará aproximadamente o dobro do Matrice 30, que já vem com um gimbal fixo, conforme citamos anteriormente.

Qual o Melhor drone? Matrice 300 x Matrice 30 x Mavic 2 Enterprise Advanced

Os três drones são excelentes e possuem características que permitem utilizá-los em inúmeras aplicações diferentes. No entanto, para escolher o melhor dos três ou qual tem o melhor custo-benefício para sua utilização, é necessário entender qual o nível de utilização e desafios que a sua utilização exigirá da aeronave.

O Matrice 300 é o drone que oferece a maior quantidade de opções de utilização, seguido pelo Matrice 30 e por fim o Mavic 2 Enterprise Advanced. O investimento que você terá que fazer, acompanha a quantidade de opções e oportunidades que cada um destes drones pode te proporcionar.

Onde comprar a linha DJI Enterprise

A Futuriste é uma revenda oficial de drones como o Matrice 300, Matrice 30, Mavic Air 2 Enterprise Advanced e seus respectivos payloads. Você encontra drones nacionais, com garantia de 1 ano, homologação Anatel, nota fiscal e todo o suporte de uma equipe profissional especializada em Drones.

Receba seu orçamento em até 24h úteis!

 

Por: Leonardo F. Minucio
Co-Founder e CTO da Futuriste

Colaboração: Equipe Futuriste

Leonardo Minucio - Co-Founder da Futuriste

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *