Mapeamento Aéreo – 3 Vantagens do Uso de Drones

Os drones estão revolucionando no mapeamento aéreo e topografia

 

Veja alguns dos benefícios desta tecnologia:

1 – Redução do tempo em campo e custos do levantamento

mapeamento aéreo com drones - diminua o tempo

Realizar um mapeamento aéreo ou simplesmente capturar dados topográficos com drones é até 5 vezes mais rápido do que os métodos tradicionais de topografia e requer muito menos esforço humano. Utilizando um GPS PPK, você não precisará perder tempo colocando inúmeros pontos de controle por toda a extensão da área a ser mapeada.

Reduzir o tempo do profissional em campo traz inúmeros benefícios tanto para as empresas, quanto para os colaboradores. Podemos citar como exemplos:

O aumento da segurança no ambiente de operação, pois muitas vezes o topógrafo acaba correndo riscos ficando entre maquinários pesados, tendo que escalar pilhas de minérios ou até mesmo correndo podendo ser roubado em locais mais afastados.

Aumento da disponibilidade do profissional, pois ele poderá executar várias demandas usando o mesmo tempo de quando ficava parado em campo fazendo o levantamento tradicional.

Por fim, as entregas são muito mais rápidas, por um preço bem inferior e o profissional poderá aumentar consideravelmente sua renda devido ao aumento da quantidade de demandas nas quais estará livre para atender.

 

2 – Disponibilize dados precisos e em grande quantidade

mapeamento aéreo com drones - aumente a precisão

Estações totais apenas medem pontos individuais. Um voo de drone produz milhares de medidas que podem ser representados em diversos formatos, tais como: ortomosaicos, nuvem de pontos, modelo 3D, modelo digital de terreno, modelo digital de superfície, curvas de nível e outros.

Além disso depressões no terreno e áreas que podem estar obstruídas por outras formações, podem não ter os pontos coletados utilizando a maneira tradicional de levantamento. Os drones, utilizando suas câmeras em diferentes ângulos, podem resolver este problema sem mesmo que o profissional tenha que se deslocar pela área.

 

3 – Mapeie locais antes inacessíveis

mapeamento aéreo com drones - acesse novos locais

Um drone pode geralmente decolar e pousar de qualquer lugar, diferentemente das aeronaves tripuladas.
O tamanho reduzido dos mesmos também permite que voem mais próximos a estruturas, rodovias, ferrovias, prédios, etc.

Portanto, devido a mobilidade destas aeronaves, durante um mapeamento aéreo os profissionais não precisam se deslocar com equipamentos para tantos lugares quanto era necessário anteriormente.

 

Gostou do conteúdo? Comente suas experiências realizando mapeamento aéreo com drones!

Quer aprender muitas outras vantagens e como usar drones para o mapeamento aéreo?

Inscreva-se no nosso curso:

 

Por: Leonardo F. Minucio
Co-Founder e CTO da Futuriste

Colaboração: Equipe Futuriste

Leonardo Minucio - Co-Founder da Futuriste

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *