Mercado de Drones deve triplicar até 2023 segundo a FAA

Mercado de Drones deve triplicar até 2023

A Federal Aviation Administration – FAA, órgão responsável pelo setor de aviação dos Estados Unidos, correspondente ao que é a ANAC no Brasil, publicou um relatório que antecipa o que deve acontecer no setor nas próximas duas décadas. O que chama atenção é o mercado de drones para uso profissional que está crescendo mais rápido do que o esperado e pode triplicar até 2023, enquanto o mercado de drones para recreação parece estar com o crescimento mais lento.

Mercado de drones para hobby está desacelerando

O relatório aborda diversas áreas da aviação nos Estados Unidos e no mundo, como transporte de cargas, de pessoas, trafego aéreo e drones. O estudo afirma que “o mercado de drones tem vivido um crescimento vigoroso nos últimos cinco anos, nos Estados Unidos e no restante do mundo” e este crescimento tão rápido tem causado alguns problemas pois acaba misturando pilotos amadores com plataformas e tarefas profissionais que dividem o mesmo espaço aéreo com aeronaves maiores e tripuladas.

Piloto de Drone recreativo

Quando de refere a drones recreativos, o órgão registra cerca de 900.000 aeronaves em seu sistema que está no ar desde 2015, sendo que o total de drones em operação no país é de 1.2 milhão. A FAA estima que nos próximos cinco anos o mercado de drones recreativos deve continuar crescendo porém mais devagar enquanto os preços estabilizarão.

Taxa de crescimento do mercado de drones para uso comercial surpreende

Na categoria de drones para uso profissional, a FAA tem registrado cerca de 15.000 registros mensais em seu sistema, o que representa quase três vezes mais registros do que era realizado no mesmo período do ano passado.

Enquanto o mercado de drones para uso recreativo parece estar desaquecendo, o mercado de drones para uso profissional está acelerando e a FAA analisa que este crescimento deve continuar e até aumentar o ritmo. O relatório informa que baseado no ritmo acelerado de registros em seu sistema, a quantidade de drones voando nos céus americanos deve ultrapassar o número que foi estimado no relatório do ano passado.

 

Curso de Drone para empresas

O surgimento de novas oportunidades de utilização dos drones

O crescimento deste mercado atrai novos usos e novos players. Empresas como Amazon, Google e Walmart já experimentaram e continuam testando drones para entregas, enquanto um hospital de Baltimore usou um drone para entregar um órgão a um paciente em Abril. O relatório da FAA descreve que quanto mais a tecnologia dos drones evolui, aumenta seus níveis de segurança, sua autonomia e a integração com outros sistemas, novos modelos de negócio começam a surgir, tais como entregas, serviços de saúde e até operações de busca e salvamento.

 

Fontes: The Verge e FAA Aerospace Forecast 2019-2039

 

Autor: Leonardo F. Minucio
Chief Operations Officer e Co-Founder da Futuriste

Colaboração: Equipe Futuriste

Leonardo F. Minucio

 

 

Um comentário em “Mercado de Drones deve triplicar até 2023 segundo a FAA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *