Problemas Técnicos mais comuns em Drones – O Guia Definitivo

Como evitar problemas sem ter que mandar seu Drone para o conserto ?

Mostraremos para vocês que as vezes é fácil resolver os problemas técnicos mais comuns em Drones e você não vai precisar tirar 1 tostão do bolso!

A Futuriste é uma das primeiras Assistências Técnicas de Drones do Brasil. Com a grande demanda pelo nosso serviço, identificamos um padrão comum na maioria dos Drones que são enviados para nós: Mau uso do equipamento, perda de controle, interferência no compass, calibração ou vôos em locais inadequados.

A primeira recomendação é: embora a regulamentação atual não exija nenhum tipo de certificação para pilotagem de Drones, é essencial que o piloto procure algum tipo de orientação profissional para minimizar os possíveis erros por mau uso do equipamento. Além disso, principalmente em casos de uso profissional, é recomendável fazer um Treinamento qualificado.

Após a compra do Drone, procure fazer a configuração, calibração e atualização de Firmware de imediato. Procure a orientação de um especialista na loja onde adquiriu o equipamento, se for o caso. Pode parecer besteira, mas você ficaria surpreso como a simples configuração correta do seu Drone pode prevenir o acontecimento de inúmeros acidentes.

Antes de Voar

Algumas considerações antes de decolar com sua aeronave:

Certifique-se de retirar o protetor do Gimbal antes de ligar o Drone.

Confira seus cabos e baterias de dispositivo (celular ou tablet) para evitar perder a conexão com a aeronave.

Aguarde seu Drone fixar o GPS (GPS Lock) antes de voar. O Drone normalmente leva entre 15 a 30 segundos para captar os satélites necessários e isto garantirá maior segurança para o Vôo e um possível RTH (Return to Home).

Seja cuidadoso com os limites de bateria do seu Drone.

Gimbal: O grande vilão ?

Gimbal DJI Phantom 4 Pro

O problema mais recorrente aqui na nossa Assistência Técnica é o Gimbal/Cabo Flat. Podemos dizer que esse é um dos componentes mais frágeis e delicados do Drone e o mais propício a quebra no caso de colisões. Nesse caso não recomendamos tentar a solução ou troca da peça em casa. A possibilidade de erro no procedimento é real e pode acabar afetando seu Drone e acarretando em outros problemas que exigiriam a atenção de um especialista.

Algumas dicas úteis para a preservação do Gimbal:

 

  • Ao pousar o Drone, procure deixar o Gimbal levantado para evitar que irregularidades no terreno risque ou quebre a lente da sua câmera
  • Muitos problemas simples podem ser resolvidos pela própria calibração automática do aplicativo
  • Evite fazer movimentos bruscos com o Drone desligado para não desgastar seu Cabo Flat

Por outro lado, existem problemas cuja solução é simples e pode ser realizada de forma caseira. Gravamos um vídeo onde é possível realizar a calibração do Gimbal ou a correção do nível do horizonte da câmera. Confira:

É provável que você já tenha passado por isso alguma vez. Isso é algo bem comum de acontecer inclusive em Drones direto de fábrica. O que, em um primeiro momento, pode parecer um problema técnico de difícil resolução na verdade pode ser solucionado em casa facilmente ! Nesse caso, basta apertar os parafusos que seguram o Gimbal para solucionar o problema.

Outra dica é: Caso você não possua experiência, principalmente em pilotagem manual, evite pilotar o Drone em modos mais difíceis como o Sport. Para manter o bom estado do Drone, aconselhamos que procure um profissional para instruí-lo e acompanhar seus primeiros vôos em modos alternativos.

Onde você não deve pilotar seu Drone ?

Um cuidado especial que você deve ter para não causar danos ao seu Drone é o local onde vai realizar o vôo. É necessário analisar se o perímetro possui algum campo eletromagnético que possa desregular o Compass e deixar o Drone desorientado. Torres de alta tensão e antenas de transmissão são estruturas que podem ser altamente nocivas para o Drone.

Quando o Drone apresentar forte incidência de magnetismo, procure mudar a posição da aeronave. Insistindo no vôo sob essas condições você perderá o controle da aeronave.

Evite voar em condições climáticas ruins. Umidade, chuva, ventos fortes, raios, tudo isso pode afetar e danificar o Drone.

Considerações Finais

  • Tome os cuidados recomendados nesse artigo para evitar colisões. Afinal, na maioria das peças danificadas no Drone, o reparo só é possível realizando a troca.
  • Na dúvida, procure um especialista. Tentar realizar reparos no equipamento sem o devido preparo pode ser prejudicial para a vida útil do Drone
  • Faça um Curso de Pilotagem. Principalmente se pretende fazer uso profissional do equipamento. O Drone é um veículo aéreo e a capacitação só te ajudará, nunca prejudicará
  • Estude e planeje seus vôos antes da execução
  • Faça a calibração dos sensores (IMU) com frequência
  • Faça a Configuração correta. Na primeira vez, procure o estabelecimento que vendeu o equipamento para prestar esse auxílio. Faça a revisão do Drone periodicamente (aconselhável após 30 horas de vôo)

A Assistência Técnica Futuriste

Assistência Técnica Drones DJI

A Futuriste é uma das primeiras e únicas empresas a oferecer o serviço de Assistência Técnica de Drones no Brasil. A Demanda por nosso serviço só cresce, houve ocasiões que tivemos fila de espera de Drones para arrumar.

Somos especializados em DJI e já consertamos mais de 100 Drones. Está com algum problema em DJI Phantom, Mavic, Inspire ou Spark? Mande para a gente que fazemos um diagnóstico em até 48h! Possui outro modelo de Drone? Entre em contato para analisarmos o que podemos fazer.

Aproveitando essa bagagem e know-how, lançamos o Curso de Manutenção em Drone DJI Phantom, para profissionais de Drones que desejam a independência na hora de consertar seu Drone ou técnicos que queiram explorar esse novo mercado promissor.

Compartilhe este conteúdo

68 comentários em “Problemas Técnicos mais comuns em Drones – O Guia Definitivo

  • agosto 16, 2017 em 8:09 pm
    Permalink

    Muito legal o texto!

    Resposta
  • Pingback: Problemas Técnicos mais comuns em Drones – O Guia Definitivo • Blog da Futuriste – #mammanatech: #Drones & #Imagens360

  • janeiro 18, 2018 em 11:48 am
    Permalink

    O que pode ser feito quando quebramos o controle do Drone e não sabemos onde comprar outro?? da pra controlar pelo celular??
    pode me ajudar nisso??
    Email: Brun0madeira@hotmail.com
    aguardo resposta
    Obriogado

    Resposta
    • janeiro 19, 2018 em 1:28 pm
      Permalink

      Olá Bruno! Você pode mandar para o conserto o controle ou comprar outro. Depois é só fazer um simples processo de pareamento entre o Rádio e o Drone e estará tudo certo!
      Aqui na Futuriste nós fazemos tanto o conserto (se possível), quanto a venda de um novo. O pareamento fazemos gratuitamente.
      Um abraço!

      Resposta
  • janeiro 20, 2018 em 2:02 am
    Permalink

    Buenísima info muchas gracias, les comento que me considero un principiante en cosas de drones mas sin embargo este tipo de posts me ayudan a conocer más rápido y me topé con un súper buen sitio de venta de drones les comparto el link por si alguien decide que quiere adentrarse en el tema de los drones: https://omegadrone.com.mx/ El drone que más me agradó es el Phantom 4 Pro. les dejo un video en youtube que se explican sus bondades: https://www.youtube.com/watch?v=Y2EO81MnKhw

    Resposta
    • janeiro 20, 2018 em 2:42 pm
      Permalink

      Muchas gracias Emilia! Saludos!

      Resposta
  • março 8, 2018 em 8:53 pm
    Permalink

    Boa tarde,

    Compre um drone bayangtoys X21, ele ta com problema, eu carrego as baterias dele, e faço a calibração tudo normal, ai levando voo e ele aciona a volta rapidamente, tipo como a bateria ta descarregada, as luzes fica piscando e ele volta pro local que levantou voo !

    Tem alguma sugestão que devo fazer?

    Resposta
    • março 14, 2018 em 5:27 pm
      Permalink

      Olá Waldemyr! Talvez o problema não seja com a bateria, pode ser o rádio que perde o sinal rapidamente. Não conheço o equipamento, mas fica a suspeita. Um abraço!

      Resposta
  • abril 1, 2018 em 7:41 am
    Permalink

    Meu drone Phanton 1 esta com o nível do Compass abaixo do normal deveria esta acima de 700 mas esta em 320, ja passei imã em volta mas não resolveu. Oque eu faço?

    Resposta
    • abril 17, 2018 em 12:47 pm
      Permalink

      Olá Felix! Talvez seja necessário fazer a substituição da bússola.

      Resposta
  • abril 15, 2018 em 4:16 am
    Permalink

    Comprei um drone mini HD CUBE so que nao consigo fazer o controle pelo smartphone, baixei no meu celular o app indicado pelo fabricante e nada. Será que por ser um celular Android 5.1.1 nao consigo ver o drone na relacao de wifi no celular. Meu smartphone é um Samsung galaxy E7 . A detalhe no play store qdo vou baixar aparece faixa verde dizendo que o app pode nao ser compatível com seu cel. , mesmo com observação que o minino usar android 5.0 .

    Resposta
  • abril 23, 2018 em 11:53 am
    Permalink

    Comprei um Mavic Pro e fiz só um voo. Deixei o equipamento guardado por 6 meses. Depois de carregar as baterias o controle remoto não liga, apresenta somente a carga (96%) da bateria.

    Resposta
    • abril 23, 2018 em 6:57 pm
      Permalink

      Olá Mario! As baterias de Lítio Polímero podem realmente apresentar este problema se não utilizadas por muito tempo e como seu Rádio Controle também funciona com uma destas, provavelmente deve ter danificado a bateria. Temos Assistência Técnica de Mavic aqui na Futuriste, você pode trazer que damos uma olhada. Abraço!

      Resposta
  • abril 26, 2018 em 10:39 am
    Permalink

    Olá caros amantes de drones!
    Tenho um Phantom 2 vision, o FPV parou de funcionar,mais a câmera filma e captura imagens normalmente. Será que podem tirar minha dúvida como resolver? Software está todo atualizando suspeito que o renge tenha estragado.

    Resposta
    • maio 5, 2018 em 1:42 pm
      Permalink

      Olá Claudemir! Pode ser o transmiter no Drone ou o receptor no Rádio Controle que está com problema.

      Resposta
  • maio 1, 2018 em 2:39 pm
    Permalink

    Meu drone DJI Spark sofreu um queda e perdeu a calibração do IMU e agora não consigo fazer a calibração pq sempre da erro -51 ou -71 na primeira tentativa. O que pode ser e quanto custa para consertar?

    Resposta
    • maio 5, 2018 em 1:40 pm
      Permalink

      Olá Adriano! Tudo bem? Pode ser desde uma desmagnetização de bússola ou ter dado um crash na sua placa. Teríamos que testar verificando o Drone. Você pode trazer o Drone para nós ou enviá-lo pelo Correio. Nosso número e whatsapp da Assistência Técnica é (11) 97672-3449. Pode chamar que daremos todas as instruções.

      Um abraço!

      Resposta
  • maio 7, 2018 em 1:26 am
    Permalink

    Boa noite. Meu drone perdeu o controle e caiu. Agora está dando a seguinte falha: “Magnetic field Interface” e não estou conseguindo fazer a calibração. Poderiam me ajudar?

    Resposta
  • maio 21, 2018 em 5:12 pm
    Permalink

    boa tarde,coloquei um gimbol genérico,e uma camera eken ,meu drone desce sozinho,preciso de orientação.

    Resposta
    • julho 13, 2018 em 2:05 pm
      Permalink

      Olá Robson,
      verifique se o peso do seu gimbal + câmera não estão forçando demais os motores. Talvez eles não sejam apropriados para este peso.

      Um abraço!

      Resposta
  • maio 22, 2018 em 8:48 pm
    Permalink

    Boa noite
    Meu Mavic Pro de um momento para outro começou a voar a apenas 10 Km/h ao contrário dos habituais 30 km/h. Em modo Sport ele continua voando a 60 km/h.
    Também qua do faço RTH ele se comporta de modo estranho. Ele levanta 30 metros como previsto, roda em direção ao destino e inicia o regresso. Mas só voa 15 metros e pára 2 segundos. Voa novamente 15 metros e pára 2 segundos e assim sucessivamente. Dessa forma compromete o regresso por falta de bateria.
    Alguém sabe me ajudar a ultrapassar este problema?

    Muito obrigado

    Resposta
  • maio 24, 2018 em 6:39 pm
    Permalink

    Boa tarde, tenho um drone x191 estive decolando perfeitamente mas agora meu drone liga mas não alevanta do chão, acho q mechi em alguma configuração , sera q alguem pode me ajudar a fazer ele a decolar

    Resposta
    • julho 13, 2018 em 2:02 pm
      Permalink

      Afranio, verifique se as hélices estão nos motores corretos (se não foram invertidas).

      Um abraço!

      Resposta
  • junho 6, 2018 em 10:16 am
    Permalink

    Bom dia!!! Adquiri um drone 8x pro esse drone é bom. Aproveitando a oportunidade poderia me ajudar na questão de calibração e também gostaria de saber é normal se não calibrar o drone ele não liga os motor? Obrigado desde já agradeço

    Resposta
    • julho 13, 2018 em 2:01 pm
      Permalink

      Wilson, dependendo do tipo de sistema controlador do Drone, ele pode exigir a calibração por segurança para poder continuar.

      Um abraço!

      Resposta
  • junho 7, 2018 em 8:49 pm
    Permalink

    Olá, boa noite.
    Tenho um phantom 4 e, cerca de uns dois meses, ele ta apresentando um defeito sendo que ele não caiu e nem o bati em nada, quando eu ligo o drone e conecto o celular no controle a imagem do drone aparece e desaparece e fica só assim. Porém ele liga e voa normalmente mas como a imagem fica oscilando nem da pra voar com segurança. Queria saber se voces poderiam me ajudar….
    Desde já agradeço a atenção!!

    Resposta
  • junho 12, 2018 em 12:36 am
    Permalink

    Boa noite, tenho um Drone Spark e estou com problemas no Gimbal pode me ajudar

    Resposta
  • junho 17, 2018 em 1:28 pm
    Permalink

    Olá, parabéns pela matéria.

    Meu drone bateu na decolagem e agora o motor do lado que bateu está travando para girar.

    Provável ter que comprar um novo motor né ? voces vendem ?

    xiaomi mi

    Resposta
    • julho 13, 2018 em 1:57 pm
      Permalink

      Olá Victor, obrigado pela sua presença no nosso blog!
      Infelizmente não trabalhamos com a linha da Xiaomi. Talvez você encontre o motor no Mercado Livre.

      Um abraço!

      Resposta
  • junho 18, 2018 em 11:23 am
    Permalink

    Olá, tinha um phantom 4 q acabou caindo numa represa e o perdi, gostaria de saber se posso usar o controle dele em outro drone. Abs

    Resposta
    • julho 13, 2018 em 1:56 pm
      Permalink

      Olá Fernando!
      Pode sim, ele é compatível com os modelos Phantom 3 Professional e Phantom 4.
      É só fazer o pareamento.
      Segue um vídeo nosso sobre como parear (bind) rádio e Drone: https://www.youtube.com/watch?v=7fvSxdZJjN4

      Um abraço!

      Resposta
  • junho 25, 2018 em 5:11 am
    Permalink

    Comprei um eachine ex1 e ele caiu, quebrou duas hastes de suporte e mais nada aconteceu, vcs conseguem trocar as partes danificadas?

    Resposta
    • julho 13, 2018 em 1:54 pm
      Permalink

      Olá Mauricio, infelizmente não trabalhamos com esta linha.

      abraço!

      Resposta
  • junho 30, 2018 em 9:26 pm
    Permalink

    Comprei um mini drone fq777 pro meu filho brincar mais ele não quer ligar o w pode ser ?

    Resposta
    • julho 13, 2018 em 1:52 pm
      Permalink

      Tente utilizar outra bateria.

      Resposta
  • julho 2, 2018 em 11:55 pm
    Permalink

    Geeeente socorro!

    Meu Phanton 3 Standart ta com problema no GPS, no aplicativo ele fica mostrando conectado e depois desconecta e demora um tempo e depois conecta o gps dnv fica assim repetidamente…

    o que eu faço?????????

    me ajudem pf

    Resposta
    • julho 13, 2018 em 1:51 pm
      Permalink

      Olá Glevirson!
      Pode ser desde um simples problema no cabo USB até um problema no cabo Flat.
      Traga seu Drone para avaliarmos.
      Um abraço!

      Resposta
  • julho 3, 2018 em 8:03 pm
    Permalink

    Comprei um Drone Syma x8pro, estava usando ele normal. ai derre pente a câmera parou de sincronizar com o celular, não coneta mais. ligo o drone tudo certo mais não aparece mais a imagem no celular. sera que vocês podem me ajudar com alguma informação.

    Resposta
    • julho 13, 2018 em 1:50 pm
      Permalink

      Olá Flávio! Tente reinstalar o aplicativo.

      Um abraço!

      Resposta
  • julho 4, 2018 em 2:35 am
    Permalink

    Olá tenho um x5c syma além de não ficar pairando os comandos do rádio controle estão trocados oque posso fazer obrigado

    Resposta
    • julho 13, 2018 em 1:48 pm
      Permalink

      Olá Diego, você deve ter comprado a versão Modo 1 de Rádio Controle.
      Tente comprar um outro Rádio na versão Modo 2.

      Resposta
  • julho 7, 2018 em 8:25 pm
    Permalink

    bati meu drone tello no modo fast e agora ele liga gira mais nao decola

    Resposta
    • julho 13, 2018 em 1:47 pm
      Permalink

      Pode ter comprometido a rotação de um dos motores ou se alguma hélice saiu durante a queda, podem estar invertidas.
      Um abraço!

      Resposta
  • julho 8, 2018 em 7:18 pm
    Permalink

    Boa tarde.
    Preciso de uma ajuda. Tenho um drone Ninco Status, que supostamente com uma bateria carregada deveria voar entre 7 a 10 minutos. O que me está a acontecer, é que só consigo voar 2/3 min e ele deixa de obedecer aos comandos e vai perdendo altura até pousar. Se desligar o drone é o rádio e voltar a ligar, consigo voar mais 2/3 min. O que será?
    Obrigado.

    Resposta
    • julho 13, 2018 em 1:46 pm
      Permalink

      Olá José!
      Nos parece um problema com a sua bateria. Tente comprar uma outra bateria para testar.
      Um abraço!

      Resposta
  • julho 13, 2018 em 3:12 pm
    Permalink

    Ola meu caro, comprei um drone da Parrot modelo Bebop 2. Aconteceu que houve uma queda, alem de ter danificado a proteçao da camera (aquele bico) também deu uma mensagem de erro dizendo de um problema no barometro. Agora ele so liga, aparece o sinal do wifi mas nao consigo conectar ao aplicativo. E entao, certamente um problema bem complicado não é?

    Resposta
    • julho 13, 2018 em 6:49 pm
      Permalink

      Olá Henrique!
      Não tenho muita afinidade com equipamentos da Parrot, porém tente fazer uma recalibração dos sensores se possível.
      Se nada mudar, procure a empresa que te vendeu para saber sobre assistência técnica.

      Um abraço!

      Resposta
  • julho 17, 2018 em 3:47 pm
    Permalink

    O drone parou de funcionar o fpv após uma atualização de firmware é um Phantom 2 isso tem conserto?Se colocar outra camêra resolve?Obrigado!

    Resposta
    • julho 17, 2018 em 10:34 pm
      Permalink

      Olá Luiz!
      Já tentou fazer o downgrade do firmware (voltar versão anterior)?

      Resposta
  • julho 19, 2018 em 9:03 pm
    Permalink

    boa tarde meu amigo, tive que baixar o DJI Go novamente pois troquei de celular, após isso toda vez que vou voar tenho que parear com o controle, o que será que está acontecendo de errado, perco muito tempo a cada vez que troco de bateria.
    um abraço

    Resposta
    • julho 27, 2018 em 1:22 pm
      Permalink

      Olá Paulo, parece apenas um problema de calibração do Rádio ou pode ser uma incompatibilidade no firmware do Radio com o do Drone.
      Tente atualizar os firmwares ou então voltar a versão.

      abraço!

      Resposta
  • julho 21, 2018 em 9:50 pm
    Permalink

    Boa Noite! Tenho um Hubsan 502E nunca havia utilizado, carreguei a bateria e coloquei no drone, sendo que assim que pluguei a bateria as hélices começaram a girar sem estar conectado com o controle, elas ficam girando direto e o controle não encontra o drone, fiz uma configuração que vi na internet e nada, não conecta e o drone fica com as hélices ligadas. Poderia me dar uma ajuda? obrigado

    Resposta
    • julho 27, 2018 em 1:13 pm
      Permalink

      Jeferson, tente sempre ligar primeiro o controle e depois o Drone. Talvez o seu controle esteja comunicando mas os sticks estejam invertidos e o Drone entende que a posição de repouso está causando uma aceleração.

      Resposta
  • julho 22, 2018 em 12:59 pm
    Permalink

    Bom Dia, tenho um Phantom 4 e o controle quando ligado, fica apitando indicando no visor do celular que a bateria esta fraca, mesmo terminando de carregar. Eu insisto e ele faz os voos normalmente. corre algum perigo por esta falha? qual a solução?

    Resposta
    • julho 27, 2018 em 1:11 pm
      Permalink

      Junior, seu controle deve estar com um problema no sensor eletrônico de carga da bateria. O risco é de você não perceber quando realmente a bateria estiver descarregada.
      De qualquer maneira, deixe configurado o Return Home para pelo menos 100 metros de altura pois se o rádio desligar, o drone fará o retorno corretamente e não baterá em nenhum prédio ao redor (a nao ser que tenha prédio mais alto que 100m). Além disso evite decolar de locais perigosos ou muito apertados para não ter problemas no pouso.

      Resposta
  • julho 24, 2018 em 1:09 am
    Permalink

    Boa noite, o drone Walkera Runner 250 não quer manter os faróis ligados, eles ligam e vão se apagando e acho que por conta disso ele não liga os motores para voar… consegue me ajudar?
    Desde já agradeço.

    Resposta
    • julho 27, 2018 em 1:09 pm
      Permalink

      Olá Alex!
      Verifique a condição da bateria, pode não estar segurando carga suficiente para o funcionamento.

      Um abraço!

      Resposta
      • julho 30, 2018 em 12:49 am
        Permalink

        Mas as luzes traseira estão muito fortes, qnd a bateria está fraca elas ficam fraquinhas…

        Resposta
  • julho 27, 2018 em 12:00 am
    Permalink

    Comprei um DJI sPark Fly more, usei somente uma vez. A bateria do rádio controle esta com 70%, tento carregar o controle mas o mesmo não acende a luz de carga. Será que o controle esta com problema?

    Resposta
    • julho 27, 2018 em 1:08 pm
      Permalink

      Olá Leandro, tudo bem?
      Sem dúvida parece ser um problema. Acione a garantia caso seu drone ainda esteja coberto. Problemas com baterias e rádios estão tornando-se comuns nos equipamentos DJI.

      Um abraço!

      Resposta
  • agosto 3, 2018 em 3:56 pm
    Permalink

    Bom pessoal meu drone esta com falta de sinal, isso e simples de resolver?

    Resposta
    • agosto 6, 2018 em 4:08 pm
      Permalink

      Olá Marcos!
      Pode ser apenas uma questão de atualizações de firmware ou você pode estar com um problema no trasmissor/receptor.
      Aqui na Futuriste fazemos manutenção de toda a linha DJI. Traga para avaliarmos se for o seu caso.

      Abraço

      Resposta
  • agosto 9, 2018 em 11:31 pm
    Permalink

    Ola tenho um phantom 3 advanced mas ta perdendo sinal a uns 300mts. O que causa essas interferencias? Proximo ao local tem uma antena de radio POde ser ela?

    Resposta
    • agosto 13, 2018 em 6:36 pm
      Permalink

      Olá Fernando, tudo bem?
      Teste o seu equipamento em um local diferente, mais aberto e longe de estruturas metálicas e prédios.
      Provavelmente seu Drone está sofrendo interferência do ambiente.
      Um abraço!

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *